Tensão lombar: como prevenir e tratar

A dor nas costas é um fato da vida. Praticamente todos os indivíduos irão sofrer deste incômodo, mais cedo ou mais tarde. Um dos principais motivos de dor lombar, seja dor profunda ou dor permanente, é a lombalgia.

O que é lombalgia?

tensao-lombar-como-prevenir-e-tratar Uma série de músculos e articulações lombares preservam a constituição óssea da coluna vertebral no lugar. Você é capaz de fadigar esses músculos alongando bastante, a ponto de ocasionar pequenos rasgões no tecido. Os músculos ficam enfraquecidos, portanto, eles não são capazes de realizar a tarefa de manter a ossatura da coluna vertebral corretamente no lugar. A coluna acha-se menos estável, causando lombalgia. E como os nervos da medula espinhal se prolongam por todo o corpo, a dor é capaz de dar-se em áreas diferentes.

O que ocasiona a lombalgia?

Exagerado estímulo físico.
Tombo
Encurvar ou acocorar muito.
Levantar objetos pesados caso você não esteja em forma.
A lombalgia também é capaz de ser ocasionada por stress emocional, postura errada, excesso de peso, ou por continuar assentado na mesma postura por muitos períodos de tempo. Inclusive uma tosse grave é capaz de gerar dor lombar.
Leve em consideração que a tensão lombar não pode ser responsabilizada por toda a dor lombar. Existem diversas outras razões, como hérnia de disco, fraturas, nervos estreitos, artrite, contaminações e abscessos.

Sintomas da tensão lombar

tensao-lombar-como-prevenir-e-tratar Dores e rigidez nas costas.
Dores nos quadris e nas pernas, muitas vezes na parte de trás das coxas.
Dor que piora ao curvar ou alongar o corpo, tossir ou espirrar.
Visto que alguns sintomas de lombalgia são equivalentes aos de doenças mais graves, é fundamental que o caso seja analisado por um médico.
Para detectar a lombalgia, o seu médico irá te dar um check-up completo. Você também é capaz de necessitar de raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Estes testes a mais podem ser precisos caso sua dor não desapareça sozinha ou com tratamento conservador.

Qual é o tratamento para a tensão lombar?

A tensão lombar é capaz de ser uma contusão dolorosa e deprimente. Contudo a ótima notícia é que a grande parcela desses episódios se cura por conta própria, dado o devido tempo. Para acelerar a recuperação, você precisa:
Colocar gelo nas costas para diminuir a dor e o inchaço, logo que se machucar. Fazer isto no decurso de 20-30 minutos a cada 3 a 4 horas por 2-3 dias. Você ainda pode colocar gelo nas costas após a exercitação física.
Aplique calor nas costas – todavia só após dois a três dias da utilização do gelo. Use calor em suas costas só depois do inchaço inicial ter sumido. Você pode usar uma bolsa térmica ou, simplesmente, tomar um banho quente.
Tome analgésicos ou outras drogas, caso seja sugerido pelo seu clínico. Os anti-inflamatórios não esteroides ajudarão com a dor lombar e a inflamação. Por outro lado, estes remédios são capazes de ter efeito contrário. Eles necessitam ser utilizados ocasionalmente, a não ser que seu médico diga outra coisa. Os analgésicos e os relaxantes musculares prescritos, vez ou outra, são precisos.
Se o seu médico sugerir, faça fisioterapia para elevar a intensidade dos músculos das costas. Não fique na cama ou sofá o dia todo. Isto vai piorar a dor lombar.
Não importa o que as pessoas lhe digam, o repouso na cama não funciona. Os indivíduos costumavam imaginar que o melhor tratamento para a dor lombar era deitar de costas até melhorar. Porém apontamentos mostram que isto não auxilia.

Qual a estimativa para a lombalgia melhorar?

O tempo de restabelecimento depende da gravidade da tensão lombar. Casos leves podem ser resolvidos em poucos dias, contudo é capaz de demorar semanas em situações mais graves.

Como prevenir a tensão lombar?

Visto que a dor nas costas sumiu, seu médico, provavelmente, irá propor que você inicie uma rotina de exercícios regulares. Isso irá aumentar a força na musculatura das costas e vai deixar estes músculos mais flexíveis. Isto diminuirá as chances de você ter nova lombalgia futuramente. O médico irá poder indicar atividades de baixo impacto como nadar ou utilizar uma bicicleta ergométrica.
Não tente voltar ao seu nível anterior de prática física até:
Você conseguir se movimentar facilmente – sem rigidez – como antes da lesão
Você não sentir dores quando se dobrar, torcer, andar, correr e saltar.
Caso você comece a exercitar-se antes que sua tensão lombar seja curada, você pode acabar com dor nas costas crônica e contusão permanente.

Aqui estão algumas dicas para ajudar na prevenção da lombalgia:

Se você sentir dor lombar ao longo da atividade física, pare.
Caso você sinta dor lombar um dia de intensificação do seu treino, aguarde alguns dias para mudar a ficha.
Exercite e alongue os músculos das costas frequentemente.
Evite dormir de bruços. Durma de costas ou de lado e coloque um travesseiro no meio das pernas.
Ao pegar algo pesado, encurve os joelhos, não na cintura.
Perca peso se você tiver com excesso de peso.
Adote uma perfeita postura. Sente-se em assentos retos, com as costas contra as costas do assento.