Orientações para higienizar as frutas e vegetais

Orientações para higienizar as frutas e vegetais

Ingerir uma alimentação sortida, contendo várias frutas e vegetais, está entre as chaves da ótima saúde. Por outro lado, para se conservar com saúde, é igualmente fundamental certificar-se de que o produto que você come é seguro. Um jeito de fazer isso é garantir que as frutas ou vegetais que você adquire foram convenientemente lavadas antes de descascá-las, cortar, ingerir ou preparar cada uma delas.

De que modo as frutas e os vegetais se contaminam

lavar-frutas-vegetais Apesar da maior parcela dos consumidores entenda que os produtos derivados da carne carecem de ser apropriadamente tratados para precaver disseminação de enfermidades, muitos não compreendem que frutas e vegetais podem gerar inclusive danos à saúde caso não sejam manipulados e conservados convenientemente.

Nos últimos anos, frutas e vegetais contaminados têm sido culpados por inúmeros aparecimentos de doenças transmitidas por esses alimentos. Determinadas das formas pelas quais as frutas e vegetais são capazes de se contaminar incluem: elementos insalubres presentes no solo ou na água ao longo da fase de desenvolvimento das verduras; higiene ruim entre trabalhadores ao longo da safra, empacotamento e carregamento.

De que modo higienizar frutas e verduras

Comece escolhendo o item sem amassado, mofo ou outros vestígios de prejuízos. Caso você esteja adquirindo produtos industrializados, confira se eles foram refrigerados ou congelados no supermercado. Depois, em casa, conserve as frutas e verduras que podem estragar na geladeira até estar pronto para manuseá-los.

Lave suas mãos por 20 segundos com sabão e água morna antes e depois de manipular produtos frescos. Utilize uma faca afiada para cortar toda região avariada ou ferida da fruta ou verdura. Lave o alimento antes de tirar sua casca. Dessa maneira, os contaminantes não serão transferidos da sua faca para eles. Preserve as frutas ou vegetais sob água da torneira, esfregando-as delicadamente enquanto você a molha.

Para produtos com cascas espessas, como melões e abóboras, empregue uma escova limpa para esfregar a superfície à medida que você enxaguar. Produtos com superfícies irregulares, como couve-flor e brócolis, precisam de ser embebidos de um a dois minutos em água fria para retirar contaminantes. Utilize um pano limpo ou uma toalha de papel para secar o produto antes de usá-lo.

Como limpar verduras de salada

lavar-frutas-vegetais Saladas verdes exigem atenção especial. Inicialmente, descarte as folhas exteriores murchas. Em seguida, ajeite e higienize as folhas verdes segundo o aconselhado para cada tipo. Para as alfaces frondosas, como a folha de verde ou roxa e a americana, tire e descarte a ponta da raiz. Isole folhas e as mantenha embaixo da água corrente fria para remover qualquer sujeira.

Para folhas verdes de tamanho menor, como espinafre e rúcula, coloque-as em uma tigela ou uma pia limpa cheia de água gelada por cerca de meio minuto. Tire as folhas e balance de forma suave para deixar a sujeira e outros detritos caírem na água. Reforce o procedimento, caso preciso.

Instruções: Nunca utilize sabonete ou detergentes ao higienizar as verduras. Você não tem necessidade de procurar uma solução especial para limpar frutas e verduras. Água limpa e corrente é o suficiente. Limpe todos os alimentos antes de usar, mesmo que você vá descascá-los. Qualquer sujeira e bactérias no lado externo de produtos não limpos podem ser passadas da faca às frutas ou verduras.

Mesmo frutas e vegetais orgânicos, tal como os feitos a partir de seu jardim pessoal ou adquiridos de cultivadores locais, têm que ser bem limpos.

Leave a Reply