Aprenda os principais exercícios de Yoga Prevenções Saúde  yoga

Aprenda os principais exercícios de Yoga

Um novo estudo sugere que aquelas pessoas que praticam Yoga há muito tempo podem ter um melhor aprimoramento intelectivo na velhice em comparação às demais. De acordo com o trabalho, o exercício dessa tarefa a longo prazo poderia modificar a estrutura do cérebro a ponto de preservar contra o enfraquecimento mental e a redução de memória em pessoas da terceira idade, especialmente entre as mulheres que fazem Yoga, definidas como yoginis.

Os estudiosos descobriram que as yoginis mais velhas têm maior espessura do córtex pré-frontal esquerdo, nas regiões do cerébro associadas a atividades cerebrais como atenção e memória.

Aprenda os principais exercícios de Yoga Prevenções Saúde  yoga   A estrutura e a funcionalidade do cérebro modificam ao passo que vamos chegando na terceira idade, o que muitas vezes leva ao enfraquecimento mental, integrando memória e concentração prejudicadas. Uma destas alterações no cérebro é amplamente remetida ao córtex do cérebro, que acaba por se tornar afinado, o que os especialistas demonstraram que está correlacionado com o declínio intelectivo. Investigadores incluídos no estudo explicaram que, precisamente como nossos músculos, o cérebro se desenvolve por meio do treino. Como qualquer atividade contemplativa, a Yoga possui um componente intelectual em que a atenção e a concentração são especiais.

Os cientistas desejavam examinar se os praticantes de Yoga em muito tempo tinham diferenças em termos de estrutura cerebral em comparação com pessoas mais velhas saudáveis que em momento algum realizaram a Ioga. Para a análise, eles recrutaram um pequeno grupo de yoginis que havia exercido Yoga ao menos duas vezes semanalmente ao longo de um mínimo de 8 anos, ainda que o grupo houvesse uma média de mais ou menos 15 anos de prática.

Eles, assim, equipararam as yoginis com outro grupo de mulheres sadias que jamais praticaram Ioga ou práticas de concentração ou meditação, todavia revelaram os mesmos níveis de prática física, relacionadas à mesma faixa etária (em torno de sessenta anos).

O grupo vasculhou os cérebros dos participantes usando ressonância magnética para ver se existia alguma distinção nas estruturas. Os estudiosos acharam maior densidade no córtex pré-frontal esquerdo nos yoginis, nas regiões do cérebro associadas a atribuições intelectuais como memória e concentração.

Enfraquecimento de memória na terceira idade é natural, enquanto a atividade física e as práticas contemplativas conseguem ajudar a melhorá-la, bem como frutas ricas em antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e sementes integrais, que protegem seu cérebro de radicais livres prejudiciais, podem ajudar extraordinariamente na preservação da cognição.

Aqui encontram-se alguns alimentos que podem fazer maravilhas em favor de sua memória e por seu desenvolvimento cognitivo como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, identificadas nas frutas cítricas, está ligada à rapidez mental, enquanto que a Vitamina B ajuda contra o encolhimento cerebral e o comprometimento cognitivo referente à idade. Identificada em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e ovos.

Nozes e Sementes: um conjunto de sementes e nozes são capazes de ajudar a aprimorar significativamente a sua potencialidade cognitiva. As sementes de abóbora são abarrotadas de zinco que realizam um papel crucial na reabilitação da sua memória. As nozes são uma excelente fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes fundamentais ao perfeito funcionamento do cérebro e habilidades cognitivas. As sementes de girassol são boas fontes de vitamina.

Aprenda os principais exercícios de Yoga Prevenções Saúde  yoga   Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – qualquer um dos vegetais verdes estão cobertos de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são muitíssimo fundamentais para o melhoramento de partículas cerebrais. A vitamina K é conhecida por ser útil no aprimoramento cognitivo e no aumento do estado de alerta mental.

Abacates: Enriquecidos com Vitamina E, os abacates estão saturados com antioxidantes que colaboram a preservar o cérebro saudável e concentrado. Os abacates também estão relacionados com a diminuição do risco de enfermidade de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma boa fonte de licopeno que atua contra a degeneração de células do cérebro e ajuda na manutenção e produção de novas células do cérebro.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são conhecidos como o poder da energia e auxiliam você a se concentrar melhor. Ao ingerir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que ajuda o cérebro a funcionar corretamente, mantendo-nos alertas.

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