O que é a NR10? Confira tudo sobre a norma aqui!

O que é a NR10? Se você está dentro do mundo da eletricidade com certeza já se esbarrou um bocado com este nome. Este é um tema superimportante porque quem quer se tornar totalmente capacitado para a maioria dos trabalhos que encontra pela frente.

Hoje gostaria de falar um pouco mais sobre esta normal e realmente te ajudar a encontrar o motivo para se capacitar através dela.

O que é a NR10?

A NR10, Norma Regulamentadora 10, e até mesmo redundantemente Norma Regulamentadora NR10, é uma espécie de orientação base feita pelo Ministério do Emprego e Trabalho para ajudar os profissional do ramo da eletricidade se manterem seguros.

Não é exatamente uma questão de conselhos, já que esta é uma norma com peso legal. Assim, a empresa que não se adequar às orientações da norma acabarão por pagar multas pesadas.

Mas definitivamente o pior será a consequência que um acidente grave de trabalho pode causar ao profissional afetado e até mesmo outros. A perda de recursos humanos em uma empresa é inestimável, sem contar a tragédia que afeta toda a moral dos trabalhadores.

Entretanto é praticamente impossível que algo do tipo seja totalmente evitado. Acidentes acontecem sem previsão, por isso recebem este nome.

Mas existem maneiras de fazer os riscos diminuírem, principalmente aqueles que você nem fazia ideia de que existiam. Para isto esta norma foi feita, ajudando o trabalhador e a empresa a criar um ambiente mais saudável e seguro.

 

 

Principais acidentes com eletricidade

Uma das coisas que a norma em si se preocupa bastante é exatamente em conhecer os principais acidentes e riscos que você pode ter em uma profissão como eletricista. Sendo assim vou listar aqui alguns dos exemplos que podem realmente fazer a diferença na sua visão geral do trabalho.

Choque elétrico

Sem dúvida nenhuma a maioria das pessoas que pensam em algum problema com eletricidade pensam logo no choque elétrico. Ele acontece quando seu corpo acaba acidentalmente funcionando como um condutor.

Por isso é muito importante nunca trabalhar com a energia de distribuição ligada. Afinal de contas, você estará adicionando um risco extra para a pessoa que está envolvida nos trabalhos.

Outro ponto é que se torna crucial o uso de equipamentos de proteção individual, como por exemplo a luva e a bota. Assim você aumenta as chances de se proteger contra a maioria dos acidentes relacionados a choques.

O dano causado por um choque aumenta conforme a quantidade de corrente envolvida. E muitas vezes acaba por levar desde uma dor e susto até mesmo a morte da pessoa.

Por isso existem cursos diferenciados para quem trabalha com sistemas de potência, sendo chamado de NR10 SEP.

Embora sejam a causa mais comum de acidentes na área, os choques nem sempre são os causadores da morte. A pessoa normalmente sofre uma morte relacionada a uma causa principal.

Explosões

É importante saber que embora incomuns, as explosões com origem elétrica costuma ser bem perigosas. Normalmente a explosão em si acontece por conta de algum produto inflamável perto da rede elétrica de algum local

Assim, qualquer pequena faísca acaba sendo um problema real. Principalmente porque produtos inflamáveis costumam gerar gases leves e bastante perigosos.

Logo fica novamente o aviso de nunca deixar a alimentação de um equipamento ligada enquanto se está testando ele.

Mas aqui também faz lembrar a importância dos equipamentos de proteção coletiva, sendo os principais os kits de primeiros socorros e até mesmo extintores de incêndio apropriados para este problema.

Arco voltaico

O arco voltaico é um fenômeno muito interessante e até mesmo bonito de se ver. Entretanto vale lembrar que ele é extremamente perigoso e não deve acontecer em situações normais.

Este é um efeito onde você consegue ver os feixes de plasma da eletricidade passando através de um material isolante, como por exemplo o ar atmosférico.

Isto acontece por existir uma corrente muito forte que consegue superar a resistência elétrica enorme do ar. Assim a corrente continua seguindo o seu caminho causando um efeito visual magnífico.

Entretanto é importante notar algumas coisas. Primeiramente está o fato de que é necessária uma corrente elétrica muito forte para haver este efeito. E em segundo lugar é preciso notar que nosso corpo é menos isolante do que o ar atmosférico.

Ou seja, se você se aproximar demais do arco, muito provavelmente vai virar o novo condutor, tomando um choque de grande potência.

O pior fator do arco voltaico é que ele é imprevisível. A não ser que você esteja em um laboratório fazendo algum experimento, ninguém cria um sem motivo. Até porque é bastante difícil.

Eles se forma quase que instantaneamente, além de ser impossível de desviar caso esteja no caminho. O resultado não será bom.

Encontrar um eletricista profisisonal de qualidade em Piracaba é realmente um grande desafio. Entretanto podemos dizer que este é um caminho que não demora muito para se trilhar e alcançar o sucesso.

Afinal de contas, estamos constantemente preocupados em trazer ideias que possam realmente te capacitar rumo a este objetivo. Então por isso estamos aqui falando sobre a NR10.

Qualquer dúvida sobre o assunto é só nos chamar!

Outras recomendações importantes da NR10

A norma também irá tratar de atitudes que podem realmente prevenir acidentes. Se a pessoa estiver disposta a seguir as orientações não haverá a tendência de acidentes acontecerem.

A primeira dessas orientações é trabalhar com foco. Ou seja, a pessoa que não está totalmente imersa no que está fazendo tende a perder a concentração e acabar cometendo vários erros preocupantes.

Por isso é importante que o supervisor do funcionário não tente colocar prazos absurdos e forçar ele a fazer tudo o mais rápido possível. Assim como é essencial que a pessoa tenha a capacidade de descansar adequadamente.

Trabalhar embriagado é uma das principais causas de acidentes de trabalho, dentro e fora da área da eletricidade. Então nunca deve-se ingerir álcool antes de se trabalhar.

O mesmo vale para várias outras drogas lícitas e ilícitas. A mente precisa estar completamente limpa para que a pessoa não corra riscos adicionais.

A norma também ensinará a pessoa a fazer um levantamento técnico dos riscos, entendendo o que pode se tornar um acidente no futuro. Assim é capaz até mesmo de recusar trabalhar caso algo esteja fora dos conformes.

Considerações finais

Bom, dito tudo isto acredito que você tenha percebido a importância de aprender mais sobre a norma. E para te ajudar gostaria de recomendar o curso de NR10 da Engehall. Uma empresa com quase duas décadas de experiência no mercado.